Pós-Graduação em Educação


Voltar para p√°gina anterior

GESTÃO ESCOLAR

P√öBLICO ALVO: O curso destina-se aos diversos profissionais da Educa√ß√£o, licenciados, com ou sem forma√ß√£o em Pedagogia, e habilita seus p√≥s-graduados a candidatar-se aos cargos de Especialista em Educa√ß√£o, Dire√ß√£o, Supervis√£o e Coordena√ß√£o em Escolas da rede particular e p√ļblica, nos termos da Delibera√ß√£o CEE n¬ļ 53/2005 e em atendimento ao disposto no Art. 64 da LDB 9394/96.

OBJETIVO: Desenvolver uma gest√£o no √Ęmbito escolar em suas dimens√Ķes: administrativa, financeira e pedag√≥gica; debater, interpretar e analisar desafios, possibilitando a amplia√ß√£o de ideias, novas experi√™ncias de gest√£o democr√°tica no espa√ßo escolar, tornando a comunidade como parte integrante do contexto educacional.

CARGA HOR√ĀRIA: 1.040 HORAS¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† ¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†C√ďDIGO NO MEC¬†¬†¬† 50.654

210 horas

Conte√ļdo

Disciplinas

Conte√ļdos de Gest√£o da Escola, da Fun√ß√£o Social e das Pol√≠ticas para a Educa√ß√£o, numa perspectiva Hist√≥rico-Pol√≠tico-Social

1.Fundamentos Filosóficos, Políticos e Sociais da Gestão Educacional

2. História da Educação

3.Escola e Sociedade

4. Metodologia Científica

5.História Política e Sociedade

6. Profiss√£o Docente

7. Pol√≠ticas P√ļblicas em Educa√ß√£o

210 horas

Conte√ļdos de Curr√≠culo e Avalia√ß√£o, tendo em vista a elabora√ß√£o e a implementa√ß√£o do projeto pedag√≥gico da escola

8. Novas Concep√ß√Ķes Educacionais

9. Avaliação da Educação e da Aprendizagem

10.Currículo Estruturado: Implementação de Programas Pedagógicos

11. Didática: Organização do Trabalho Pedagógico

12. Avaliação Institucional

13. Educação Inclusiva I

14. Educação Inclusiva II

210 horas

Conte√ļdos de Gest√£o da Organiza√ß√£o Escolar nas Dimens√Ķes Humana e Gerencial, incluindo Gest√£o das Tecnologias da Informa√ß√£o e Comunica√ß√£o

15. Gestão Educacional: Direção

16. Gestão Educacional: Coordenação

17. Gest√£o Educacional: Supervis√£o

18. Gestão e Organização Escolar

19. Gest√£o de Pessoas

20. Gest√£o de Sistemas Educacionais

21. Tecnologia da Comunicação e da Informação na Educação

210 horas

Orientação Escolar aos Alunos e Orientação para o Trabalho

22. Metodologia da Pesquisa em Gest√£o Educacional

23. Pesquisa e Educação

24. Semin√°rios sobre Pr√°ticas de Gest√£o Escolar

25.Supervisão e Elaboração de Relatório de Estágio e Monografia

 

 

Estágio Supervisionado 

SISTEMAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos poderá ser prática ou teórica, de acordo com o estabelecido pelo professor e de acordo com as características de cada disciplina; por meio de critérios constantes em seu plano de curso: 75% de presença mínima nas aulas e conceito mínimo 7,0 sete inteiros para obtenção de cada credito. Será exigida a apresentação do Trabalho de Conclusão ao final do Curso para certificação do aluno, e poderá ser feita em grupo de até 3 (três) alunos e ser entregue até 180 (cento e oitenta) dias após a data de Conclusão do Curso.

 




Voltar para p√°gina anterior


Inscreva-se neste curso - clique aqui.


RECONHECIMENTO: Portaria MEC n0 1005 de 17/05/2001 PUBLICAÇÃO: DOU de 22/05/2001